Menu fechado

Escarola faz bem!

E aí, vamos de escarola? 

Esta verdura verdinha com aparência de alface, está ganhando cada vez mais popularidade aqui no Brasil devido ao seu sabor único e com sua série de benefícios para a nossa saúde. 

Então acompanha aqui para saber mais um pouco sobre ela! 

ESCAROLA

conhecendo a história

Assim como a maioria das hortaliças e verduras, a escarola inicialmente era apenas utilizada como forma medicinal pelos antigos gregos, egípcios e romanos.

Entretanto, há relatos na literatura egípcia que apontam que a escarola lá já era consumida como alimento, tanto crua como cozida. 

No século 18, a hortaliça foi introduzida à Europa e acabou ganhando popularidade no mundo todo. 

Hoje em dia, ela é  muito consumida nos mais variados pratos como: sopas, omeletes, tortas, saladas e até mesmo como recheio de pizzas. 😋

escarola é a mesma coisa que chicória?

Muitos não sabem, mas a escarola é um tipo de chicória, se  por acaso você não souber diferenciar as duas, não tem problema, nós vamos te ajudar! 

A escarola tem suas folhas mais compridas e lisas, já a chicória tem suas folhas mais crespas. Fácil, né?

Vamos começar te explicando que a escarola, visualmente falando, se parece com a alface, entretanto sem tom é de um verde mais escuro, folhas mais duras e sabor bem mais acentuado e amargo.

Apesar do sabor amargo ser parecido, a escarola e a chicória são hortaliças diferentes.

benefícios da escarola

Como você pode ler acima, a escarola tem um sabor mais amargo e isso é devido aos diversos nutrientes e fitoquímicos, que são substâncias que dão cor aos alimentos e servem como prevenção de várias doenças, além de servir também como antioxidantes. 

Para você que quer mais opções para sua dieta mantendo uma alimentação mais saudável, a escarola é uma ótima opção para isso, pois ela tem poucas calorias, é rica em vitamina A, B2 e B5, contém cálcio e ferro. Ela se torna uma grande aliada na prevenção de doenças  e ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico.

Outro benefícios que todo mundo pode colher consumindo a escarola é manter o intestino funcionando bem, já que contém muita celulosa.

Dica: Se você preferir uma escarola com sabor mais suave, escolha a mais clarinha. Então, para comer crua, numa salada, por exemplo, as mais claras são mais indicadas, já se a proposta for fazer um refogado, pode ir nas mais escuras que trarão um sabor mais marcante ao prato.

Agora, sabendo de todos estes benefícios, não tem como deixar de acrescentar este novo sabor à sua mesa, não é mesmo? 

Então vem pra PEG PESE.

Aqui você encontrará as melhores frutas, legumes e verduras para você e sua família. 

Vem, é bom te ver por aqui! 🧡

Gostou?

5/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE LER ESSAS MATÉRIAS