Menu fechado

Frutas secas ou Cristalizadas?

Quando chega o final de ano, as frutas desidratadas, cristalizadas e glaceadas invadem nossas vidas.

É frutinha no panetone, no bolo rei, uva passa no arroz, na salada de maionese e até nos assados.

A uva passa, por exemplo, responsável por inúmeras desavenças nas épocas de festas, é uma fruta desidratada, doce por natureza. Já aquelas frutinhas quadradinhas e coloridas são as cristalizadas. 

Apesar de serem parecidas ao paladar, na verdade os processos de produção de uma e outra são diferentes. Então, continue por aqui e descubra a diferença entre as frutas desidratadas e cristalizadas.

FRUTAS-SECAS-CRISTALIZADAS

Frutas desidratadas

O técnica de retirada da água de um alimento é chamado de desidratação, logo, as fruta que passam processo, na verdade, não recebem adição de açúcar ou qualquer outro produto. O doce é natural, resultado da concentração dos próprios açúcares da fruta. 

As mais usadas nesses processo são os damascos, ameixas, tâmaras, maçã e abacaxi

Antigamente, isso era feito ao ar livre, naturalmente no sol e sempre foi uma forma de aumentar a durabilidade das frutas e aproveitar as entressafras. 

Ao longo do tempo esse processo evoluiu e, além da desidratação, surgiu também a liofilização, que consiste em um processo de secagem em baixa temperatura.

Frutas cristalizadas

Nesta técnica, a água da fruta é substituída por açúcar. São bem docinhas, mas acabam sendo uma opção menos saudável que as desidratadas. As frutas mais comumente usadas para a cristalização são abacaxi, damasco, figo, mamão, laranja, abóbora, cereja mas acredite que é possível achar até mesmo cenoura cristalizada. Essa última é pouco comum na nossa cultura, mas surpreendentemente deliciosa.

Benefícios

Como você acabou de descobrir, as frutas cristalizadas recebem adição de açúcar, por isso, se consumidas em grandes quantidades, não são tão saudáveis. Já as desidratadas têm maior concentração de nutrientes como vitaminas e fibras, por exemplo.

As frutas desidratadas são excelentes opções de lanches saudáveis. Podem ser levadas para qualquer lugar, ocupam pouco espaço e não precisam de refrigeração.

E as frutas glaceadas?

Além das frutas desidratadas e das cristalizadas, há também as frutas glaceadas. Essas são bem doces e passam por um processo diferente das que já falamos aqui. Nesta técnica, além da adição de açúcar como no caso das cristalizadas, as frutas também recebem uma camada externa de açúcar. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as frutas queridinhas do final de ano, é hora de fazer sua listinha de compras e garantir tudo o que vai precisar para as suas receitas.

E você sabia que nas lojas da PEG PESE tem essas frutas o ano inteiro? Então, já aproveitar para dar o pulo em uma das unidades e confira todas as opções de frutas desidratadas, cristalizadas e glaceadas!

Vem, é bom te ver por aqui!

Gostou?
5/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE LER ESSAS MATÉRIAS